sexta-feira, 15 de julho de 2011

Exercício - Subtração de frações.

Para entender como realizar a subtração de frações de denominadores diferentes nada melhor do que começar por identificar esta operação visualmente. Para isto vamos usar os exercícios do site "Visual fractions". Se você desejar recordar o método matemático para subtração de frações de denominadores diferentes clique aqui.

Para exercitar a subtração de frações vamos primeiro realizar a operação visualmente, através de figuras, isto é, vamos imaginar que estamos trabalhando com "barras de chocolate". Essas barras são colocadas juntas, em fila, e são numeradas como numa régua. Depois, e só depois, você deve fazer os cálculos matemáticos. Recomendamos que você faça os cálculos  numa folha avulsa.

Para iniciar abra a página dos exercícios clicando aqui. Será apresentada a figura abaixo:


Depois de clicar no botão "START" para iniciar o exercício você será apresentado a uma tela como a que está mostrada abaixo.


Na figura temos quatro barras de chocolate inteiras. A quinta barra está faltando um pedaço. Este é o minuendo da operação. Digite no local indicado na primeira figura, na forma mista, a fração que representa estas barras.


Clique no botão "OK". Se a resposta estiver certa aparecerá barras de chocolate azuis e a fração correta aparecerá na parte de baixo da tela. Se não, tente de novo. O exercício avança somente quanto você acertar.


Temos então quatro barras de chocolate azuis inteiras e uma faltando um pedaço. Este é o subtraendo da operação. A fração que representa estas barras é:


Clique no botão "OK" como da vez anterior e o processo se repete. Agora, faça numa folha avulsa a subtração das frações. Primeiro escreva as frações como frações impróprias. Se desejar, clique aqui e recorde como se faz. Ficamos então com as frações:

Você deve reduzir as frações ao mesmo denominador. Se for necessário clique aqui para verificar como se faz. Você deverá  calcular:


Digite o resultado no local indicado e clique no botão "OK". Se estiver correto aparecerá, na parte de baixo da tela, o resultado e a mensagem "Difference is correct!". O botão "New Example" se destacará. Clique nele para um novo exercício. Existem dezenas deles e você pode treinar enquanto quiser.

Para iniciar  clique aqui e abra a página dos exercícios.





Clique na imagem e visite o site Visual Fractions, um guia visual para o aprendizado sobre frações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...