quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aula - Multiplicação de frações.

Grande parte das dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino médio no aprendizado de ciências e matemática não diz respeito aos conteúdos do nível médio mas às deficiências que eles trazem do ensino fundamental. Entre essas deficiências está a de não saber trabalhar com frações.

Se você tem essa dificuldade não adianta ficar se lamentando. Vamos trabalhar para elimina-la.

Nesta aula trataremos da multiplicação de frações. Vamos trabalhar agora com a multiplicação de uma fração por outra fração.

Primeiro usaremos imagens para entender a operação de multiplicação. A multiplicação de duas frações pode ser visualizada como o cálculo da área de um quadrado cuja medida dos lados é uma unidade. A área deste polígono é calculada multiplicando um lado pelo outro lado. Na figura temos: Lado A  X  Lado B.


A área da figura acima é então de uma unidade quadrada. Imaginemos agora um novo quadrado cujos lados medem a metade do anterior. Vamos calcular a sua área.


Repare, na figura, que o novo quadrado, em vermelho,  cujos lados medem metade do anterior tem a área equivalente a um quarto da área do primeiro quadrado.

Em termos matemáticos. Suponha que os lados do quadrado maior medem 1,0 m. A sua área é, então, 1,0 m². Recorde aqui a definição de fração. Você verá que a medida dos lados A e B do quadrado menor são representados pelas frações:

Para calcular a área devemos realizar a multiplicação das duas frações. Isto é feito multiplicando o numerador por numerador e denominador por denominador.


Pela definição de fração, o produto, em verde, significa que dividimos a unidade em quatro partes iguais e tomamos uma parte, isto é, um quarto da área do quadrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...