Grande parte das dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino médio no aprendizado de ciências e matemática não diz respeito aos conteúdos do nível médio mas às deficiências que eles trazem do ensino fundamental. Entre essas deficiências está a de não saber trabalhar com frações.
Se você tem essa dificuldade não adianta ficar se lamentando. Vamos trabalhar para elimina-la.
Nesta aula trataremos da multiplicação de frações. Vamos trabalhar agora com a multiplicação de uma fração por outra fração.
Primeiro usaremos imagens para entender a operação de multiplicação. A multiplicação de duas frações pode ser visualizada como o cálculo da área de um quadrado cuja medida dos lados é uma unidade. A área deste polígono é calculada multiplicando um lado pelo outro lado. Na figura temos: Lado A X Lado B.
A área da figura acima é então de uma unidade quadrada. Imaginemos agora um novo quadrado cujos lados medem a metade do anterior. Vamos calcular a sua área.
Repare, na figura, que o novo quadrado, em vermelho, cujos lados medem metade do anterior tem a área equivalente a um quarto da área do primeiro quadrado.
Em termos matemáticos. Suponha que os lados do quadrado maior medem 1,0 m. A sua área é, então, 1,0 m². Recorde aqui a definição de fração. Você verá que a medida dos lados A e B do quadrado menor são representados pelas frações:
Para calcular a área devemos realizar a multiplicação das duas frações. Isto é feito multiplicando o numerador por numerador e denominador por denominador.
Pela definição de fração, o produto, em verde, significa que dividimos a unidade em quatro partes iguais e tomamos uma parte, isto é, um quarto da área do quadrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário