quarta-feira, 6 de julho de 2011

Exercício - Adição de frações de denominadores diferentes.

Para entender como realizar a adição de frações de denominadores diferentes nada melhor do que começar por identificar esta operação visualmente. Para isto vamos usar os exercícios do site "Visual fractions". Se você desejar recordar o método matemático para adicionar frações de denominadores diferentes clique aqui.

Para exercitar a soma de frações vamos primeiro realizar a operação visualmente, através de figuras, isto é, vamos imaginar que estamos juntando pedaços de "pizzas" do mesmo tamanho. Depois, e só depois, você deve fazer os cálculos matemáticos. Recomendamos que você faça os cálculos  numa folha avulsa.

Para iniciar abra a página dos exercícios clicando aqui. Depois clique no botão "START" para iniciar o exercício. Será apresentada a figura abaixo:

Observe a pizza que aparecera na tela. Os pedaços ainda não comidos estarão em vermelho. Digite, no local indicado na figura acima, a fração que representa os pedaços não comidos das pizzas. Digite o numerador e o denominador da fração. Isto feito clique no botão "OK" para submeter sua resposta ao programa.

Se você digitou a resposta errada aparecerá a mensagem: "Incorrect. Please...". Tente novamente. Quando você acertar aparecerá a mensagem: "Type the second..." e a fração que você digitou será mostrada na parte inferior da página.

Observe a segunda série de pizzas que aparecerá na tela. Os pedaços ainda não comidos estarão em azul. Como da vez anterior, digite no local indicado a fração que representa os pedaços não comidos das pizzas.  Isto feito clique no botão "OK".


O processo se repete. Quando acertar aparecerá, na parte inferior da página, a segunda fração. Numa folha avulsa faça a soma das duas frações e digite o resultado como da vez anterior. Clique no botão "OK". Repita o processo até acertar. 

Quando isto acontecer o resultado correto da adição aparecerá na parte inferior da página. Veja a figura abaixo. Na parte inferior da tela temos a primeira parcela (fração em vermelho), a segunda parcela (fração em azul) e a soma das pizzas (fração em preto).


Analise o resultado e depois clique no botão "NEW EXAMPLE" para ter acesso a um novo exercício. Existem dezenas de exercícios distintos que são apresentados aleatoriamente à medida que você fornece a resposta correta do exercício anterior.

Para fazer o primeiro exercício clique aqui.





Clique na imagem e visite o site Visual Fractions, um guia visual para o aprendizado sobre frações.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...