Grande parte das dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino médio no aprendizado de ciências e matemática não diz respeito aos conteúdos do nível médio mas às deficiências que eles trazem do ensino fundamental. Entre essas deficiências está a de não saber trabalhar com frações.
Se você tem essa dificuldade não adianta ficar se lamentando. Vamos trabalhar para elimina-la.
Nesta aula vamos tratar da multiplicação de frações. Vamos trabalhar agora com a multiplicação de uma fração por um número inteiro.
Primeiro usaremos imagens para entender a operação de multiplicação. Temos a seguir figuras representando pedaços ainda não comidos de várias pizzas. Note que as pizzas são do mesmo tamanho e estão divididas em pedaços iguais.
Na figura acima temos duas pizzas inteiras e uma parcialmente comida. No total são quatorze pedaços. Digamos que é nosso desejo multiplicar essa quantidade por quatro. Isto significa multiplicar o número de pedaços por quatro. Isto feito, ficamos então com cinquenta e seis pedaços.
Vamos repetir a operação usando frações. A quantidade de pedaços de pizza vermelha na figura é representado pela fração:
À esquerda temos a quantidade de pedaços representada por uma fração na forma mista e, à direita, a mesma quantidade representada por uma fração imprópria. Se desejar recorde o conceito de fração imprópia clicando aqui.
Multiplicar essa quantidade de pedaços de pizza por quatro significa, em termos matemáticos, multiplicar o numerador da fração por quatro. Se desejar relembre o conceito de fração clicando aqui.
Vamos representar o resultado na forma mista.
Compare com a última figura e note que temos onze pizzas inteiras mais um pedaço, isto é, um quinto de pizza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário