quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aula - Frações impróprias.

Grande parte das dificuldades apresentadas pelos  alunos do ensino médio no aprendizado de ciências e matemática não diz respeito aos conteúdos do nível médio mas às deficiências que eles trazem do ensino fundamental. Entre  essas deficiências está a de  não saber trabalhar com frações.

Se você tem essa dificuldade não adianta ficar se lamentando. Vamos trabalhar para elimina-la.

Fração é uma maneira de descrever numericamente uma certa quantidade menor que uma unidade. Reveja a definição de fração consultando este link.

Considere que você esteja numa situação de poder dispor de três pizzas inteiras e uma outra parcialmente comida. Pizzas como estas da figura abaixo.




Uma opção é usar uma forma mista, isto é, usar números inteiros e frações. As duas pizzas inteiras são, claro, descritas pelo número 2 enquanto a pizza parcialmente comida é descrita por uma fração. Teríamos então:

Em palavras: Possuo duas pizzas inteiras e cinco doze avos de uma terceira.

Outra opção para descrever esta quantidade é usar somente as frações. No entanto, frações são, por definição, números menores que a unidade e este não é o caso aqui. Por isto a fração que vamos usar é chamada de fração imprópria. Ela é construida a partir da forma mista multiplicando-se o denominador da fração pelo número inteiro. Depois somamos o resultado ao numerador da fração. Este resultado será o numerador da fração imprópria:

O denominador da fração imprópria será o denominador da parte fracionária da forma mista:

A característica da fração imprópria é possuir o numerador maior que o denominador. Para retornar à forma mista basta fazer a divisão inteira de 29 por 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...