quinta-feira, 9 de junho de 2011

Exercício - Simplificando frações.

Grande parte das dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino médio no aprendizado de ciências e matemática não diz respeito aos conteúdos do nível médio mas às deficiências que eles trazem do ensino fundamental.

Entre  essas deficiências está a de  não saber trabalhar com frações. Se você tem esta dificuldade não adianta ficar se lamentando. Vamos trabalhar para elimina-la.


Para simplificar frações   nada melhor do que começar por identifica-las visualmente. Para isto vamos usar os exercícios do site "Visual fractions". Neste processo iremos usar o conceito de frações equivalentes. Se você desejar recordar a definição de frações equivalentes  clique aqui.

Neste exercício vamos treinar a simplificação de frações, isto é,  vamos encontrar a fração equivalente mais simples que representa a mesma quantidade representada pela fração a ser simplificada.

Para simplificar uma fração devemos dividir ( divisão inteira) o numerador e o denomidador da fração por um mesmo número. Veja a figura abaixo:



Podemos fazer estas divisões por partes. Primeiro tentamos dividir (divisão inteira) o numerador e o denominador da fração por 2. Repetimos o processo até não ser mais possível. Depois tentamos dividr  por 3 e assim sucessivamente, percorrendo a sequência dos números primos (2, 3, 5, 7, ...). A fração estará simplificada quando o numerador e o denominador se tornarem "primos entre si".

No entanto, o melhor e o mais rápido método para  simplificar uma fração é calcular o "Máximo divisor comum" entre o numerador e o denominador da fração a ser simplificada. Depois de calcula-lo dividimos o numerador da fração por ele e obtemos o numerador da fração equivalente mais simples. Fazendo o mesmo com o denominador da fração obtemos o denominador da fração equivalente mais simples.

Vamos então ao exercício. Para isto clique neste link.




Ao abrir a página você notará uma pizza parcialmente comida e os pedaços que restaram em vermelho.  É esta quantidade que está descrita pela fração logo abaixo. Simplifique a fração.

Para conferir a resposta clique no botão "OK". O programa  dará a resposta correta. Note que a pizza correspondente à fração simplificada aparece em azul. Para um novo exercício clique no botão "New example".




Clique na imagem e visite o site Visual Fractions, um guia visual para o aprendizado sobre frações.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...