Grande parte das dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino médio no aprendizado de ciências e matemática não diz respeito aos conteúdos do nível médio mas às deficiências que eles trazem do ensino fundamental. Entre essas deficiências está a de não saber trabalhar com frações.
Se você tem essa dificuldade não adianta ficar se lamentando. Vamos trabalhar para elimina-la.
Nesta aula vamos tratar da adição de frações de mesmo denominador. Temos, na figura abaixo, duas pizzas de mesmo tamanho divididas em quatro pedaços iguais. Os pedaços vermelhos e azuis são aqueles ainda não comidos.
Somar os pedaços de pizza que sobraram significa juntar os pedaços que ainda não foram comidos. Isto está representado pela terceira pizza, na figura acima.
Em termos matemáticos esta operação de juntar os pedaços não comidos das duas pizzas é representada pela adição de duas frações como mostrado abaixo:
Como você certamente já percebeu, quando somamos duas ou mais frações de mesmo denominador, obtemos uma fração com o mesmo denominador e cujo numerador é a soma dos numeradores das frações somadas.
Este processo vale tanto para frações próprias como para frações impróprias de mesmo denominador. Se necessitar acesse este link e recorde o conceito de fração imprópria.
Imagem: portaldoprofessor.mec.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário