segunda-feira, 20 de junho de 2011

Exemplo - As camadas atmosféricas.

 O site "Our amazing planet" preparou um interessante cartaz onde mostra, em escala, as várias camadas que compõem a nossa atmosfera. Temos uma faixa de 350 km desde a superfície até a fronteira com o espaço. Embora, na escala humana, a atmosfera seja gigantesca, em comparação com nosso planeta ela não passa de uma fina camada de ar. Veja a figura abaixo:

Nossa atmosfera é divida em camadas de acordo com a densidade do ar, da temperatura, etc. O infográfico percorre todas estas camadas e mostra, em cada uma delas, os principais eventos e características. Mostra também a altitude da órbita das principais naves já lançadas.

Nossa jornada começa na órbita da Estação Espacial Internacional, na borda do espaço, a 350 km de altitude, passando pela altitude da órbita percorrida por  Yuri Gagarin em 1961 e indo até os 32 km de altura do salto em queda livre de Joseph Kittinger, em 1960.

As camadas de nossa atmosfera são:
  • Troposfera - A camada mais próxima a superfície. Tem uma altitude que varia de 20 km no equador a 10 km nos polos. Contém a maior parte dos gases e quase toda a água. É nela que ocorrem todos os fenômenos que determinam o nosso clima. No topo a temperatura cai para -50 ºC e a pressão para 0,1 atm.
  • Estratosfera - A primeira camada intermediária. Vai de 20 km a 50 km. Nela a temperatura aumenta até -15ºC e a pressão cai para 0,001 atm, no topo. Nesta camada o Oxigênio reage com a radiação solar e forma a camada de Ozônio que absorve a radiação ultravioleta do sol.
  • Mesosfera -  A segunda camada intermediária vai de 50 km a 85 km de altitude. A Temperatura torna a cair  até -120 °C e também a pressão que chega a 0,0001 atm no topo.
  • Termosfera -  A camada exterior da atmosfera vai de 100 km a 350 km. Nela existe grande interação entre as poucas moléculas de ar e a radiação solar. A temperatura chega a 2000°C. O ar ionizado reflete as ondas de rádio.




Earth's Atmosphere Top to Bottom



[Source: Telescopes for Beginners for OurAmazingPlanet.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...