terça-feira, 7 de junho de 2011

Aula - Frações equivalentes.

Grande parte das dificuldades apresentadas pelos  alunos do ensino médio no aprendizado de ciências e matemática não diz respeito aos conteúdos do nível médio mas às deficiências que eles trazem do ensino fundamental. Entre  essas deficiências está a de  não saber trabalhar com frações.

Se você tem essa dificuldade não adianta ficar se lamentando. Vamos trabalhar para elimina-la.

Fração é uma maneira de descrever numericamente uma certa quantidade menor que uma unidade. Você pode recordar a definição de fração seguindo este link. Nesta aula vamos trabalhar com frações equivalentes.

Existem um número infinito de frações para descrever uma mesma quantidade. Estas frações são chamadas de "Frações equivalentes". Repare nas pizzas abaixo. Elas são do mesmo tamanho. Uma delas foi dividida em oito pedaços iguais e a outra em quatro pedaços também iguais.


Da pizza vermelha restam seis oitavos, isto é, seis pedaços ainda não foram comidos. Da pizza azul restam três quartos, ou seja, três pedaços ainda não foram comidos. Note que a quantidade de pizza vermelha que sobrou é a mesma quantidade da pizza azul que ainda resta. No entanto, usamos duas frações diferentes para descreve-las. Estas frações são equivalentes pois descrevem a mesma quantidade de pizza.

Observe ainda que, partindo da pizza azul, podemos construir um número infinito de frações equivalentes para descrever esta mesma quantidade de pizza.  Para isto basta multiplicar o numerador e o denominador da fração 3/4  por um mesmo número inteiro.
Temos então a mesma quantidade de pizza descrita por um número infinito de frações, todas diferentes uma das outras. No entanto, elas serão frações equivalentes às duas primeiras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...