sexta-feira, 17 de junho de 2011

Exercício - Compare duas frações.

Para entender como duas frações são comparadas nada melhor do que começar por identifica-las visualmente. Para isto vamos usar os exercícios do site "Visual fractions". Se você desejar recordar o método matemático para comparar duas frações clique aqui.

Neste exercício vamos treinar o que aprendemos sobre comparação de duas frações. A cada exercício serão apresentadas a você duas frações. Você terá que optar por uma entre três alternativas: As duas frações são iguais? A fração da esquerda é maior que a da direita? É menor?

Após clicar no botão "Start" você verá duas frações como na imagem abaixo:

O exercício consiste em responder a seguinte questão: A fração em vermelho representa uma quantidade maior, menor ou igual à fração em azul?

Para dar a reposta clique num dos botões "<", ">" ou "=" como indicado na figura abaixo:



Para ter acesso aos exercícios abra a animação. Faça os cálculos numa folha à parte. Um novo teste será dado somente depois que você responder corretamente o anterior.

Se você optar por clicar no botão "=" e esta for a resposta errada, verá a mensagem abaixo: A primeira fração não é igual à segunda fração.


Se você optar por clicar no botão "<" e esta for a resposta errada, verá a mensagem abaixo: A primeira fração não é menor que  a segunda fração.



Se você optar por clicar no botão ">" e esta for a resposta errada, verá a mensagem abaixo: A primeira fração não é maior que segunda fração.




Se você der a resposta certa o botão "New example" aparecerá em vermelho e o programa mostrará a figura:

Quando  reduziu as duas frações ao mesmo denominador você, na verdade, redividiu as duas pizzas na mesma quantidade de pedaços (ver linha tracejada). Com isto ficou fácil de comparar as duas frações. Veja a imagem acima. As pizzas foram divididas em 14 pedaços (linha tracejada). A fração não comida da pizza vermelha é maior pois tem 8 pedaços enquanto  a fração da pizza azul tem 7 pedaços.

Para começar abra a animação.   Bom estudo!





Clique na imagem e visite o site Visual Fractions, um guia visual para o aprendizado sobre frações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...