domingo, 5 de junho de 2011

Site interessante - Missão Apollo XI, a chegada do homem na Lua.

No ano de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin tornaram-se os dois primeiros homens a caminhar no solo lunar. No momento em que toca pela primeira vez o solo da Lua Armstrong pronuncia a frase imortal: " Um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade".Também pela primeira vez todo o povo da Terra, através da televisão, está unido, ligado num mesmo acontecimento.

Em comemoração ao 40th aniversário da missão Apollo XI, o John F. Kennedy Presidential Library and Museum   lança o site "We choose de moon". O nome do site é uma referência ao discurso do presidente Kennedy quando do lançamento do programa espacial americano para a Lua.

O site, feito em colaboração com a empresa AOL, recria a viagem da Apollo XI e você pode participar dela acessando o link.  Assista em tela cheia clicando no último botão na parte superior da tela, à direita. O audio da comunicação entre os astronautas e o comando da missão em Houston  é a gravação original da missão.

No site você acompanha o voo da nave Apollo em 11 estágios. Para passar ao próximo estágio clique no botão lateral. Entre cada estágio há um tempo de carregamento do programa. O contador vai até 100. Tenha um pouco de paciência. Vale a pena. Os principais comandos estão mostrados na figura abaixo:


Os estágios da missão são os seguintes:

  1. Pré-lançamento. Contagem regressiva em Cabo Canaveral, Florida.
  2. Lançamento. A missão começa. Mostra a separação dos vários estágios do foguete Saturno.
  3. Órbita. A nave entra em órbita da Terra.
  4. Em posição. A nave deixa a órbita de Terra a caminho da Lua.
  5. Separação do módulo de comando e acoplamento do módulo Lunar.
  6. Ignição do módulo de serviço. Estamos no meio do caminho e a nave acelera rumo à Lua.
  7. A nave entra em órbita da Lua. 
  8. O módulo Lunar se separa do módulo de serviço.
  9. O módulo Lunar inicia a descida rumo à superfície da  Lua.
  10. O astronauta Neil Armstrong assume o comando do módulo e o coloca em posição para o pouso.
  11. Pouso na Lua. A águia pousou.


Com a  animação  aberta e observando a tela você notará que pode avançar para o próximo estágio, ou retornar ao anterior, clicando nos botões laterais " Go to stage..." da parte inferior da tela.

Clicando nos botões azuis pulsantes que aparecem entre os vários estágios da viagem  você tem acesso a vídeos e fotos sobre aquele estágio da missão.

Informação via: http://mashable.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...