Grande parte das dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino médio no aprendizado de ciências e matemática não diz respeito aos conteúdos do nível médio mas às deficiências que eles trazem do ensino fundamental. Entre essas deficiências está a de não saber trabalhar com frações.
Se você tem essa dificuldade não adianta ficar se lamentando. Vamos trabalhar para elimina-la.
Nesta aula vamos trabalhar com a adição de frações impróprias de mesmo denominador. Se necessitar clique neste link e conheça o método para adição de frações de mesmo denominador. Para somar frações impróprias aplicamos o mesmo método com algumas particularidades que estudaremos a seguir.
Abaixo temos pizzas do mesmo tamanho. Algumas delas estão parcialmente comidas. Todas elas, as de cor azul e também as de cor vermelha, estão divididas em pedaços iguais.
Somar os pedaços que sobraram das pizzas azuis e vermelhas significa juntar os pedaços ainda não comidos como mostrado abaixo:
Ficamos então com três pizzas inteiras mais três quartos de uma outra pizza.
Em linguagem matemática, para somar os pedaços não comidos das pizzas azuis e vermelhas vamos, antes, representa-los por frações impróprias. Na figura anterior as pizzas azuis e vermelhas são representadas pelas frações impróprias a seguir:
Se desejar clique aqui para rever o conceito de fração imprópria e como representar uma quantidade expressa na forma mista como uma fração imprópria.
Para somar as duas frações seguimos o método mostrado anteriormente neste link . Isto feito, ficamos com o seguinte resultado:
Se desejar você pode expressar o resultado na forma mista fazendo a divisão inteira do numerador pelo denominador da fração imprópria e obter o resultado abaixo:
Imagem: portaldoprofessor.mec.gov.br
não intendi nada
ResponderExcluir