segunda-feira, 11 de julho de 2011

Aula - Subtração de frações de mesmo denominador.

Grande parte das dificuldades apresentadas pelos  alunos do ensino médio no aprendizado de ciências e matemática não diz respeito aos conteúdos do nível médio mas às deficiências que eles trazem do ensino fundamental. Entre essas deficiências está a de não saber trabalhar com frações.

Se você tem essa dificuldade não adianta ficar se lamentando. Vamos trabalhar para elimina-la.

Nesta aula vamos trabalhar com a subtração de frações. Em primeiro lugar trabalharemos com subtração de frações de mesmo denominador.

Vamos primeiro usar imagens para realizar a subtração. Abaixo temos, em vermelho e azul, os pedaços ainda não comidos de duas pizzas do mesmo tamanho, divididas em pedaços iguais. Note que os pedaços da pizza vermelha e azul são de mesmo tamanho.


Subtrair a pizza azul da pizza vermelha significa retirar da pizza vermelha a mesma quantidade de pedaços ainda não comidos existentes na pizza azul. Isto feito teríamos como resultado a pizza vermelha abaixo.


Em termos matemáticos as quantidades de pedaços de pizzas ainda não comidos de pizza vermelha e azul são representadas pelas duas frações abaixo.

Para subtrair a fração azul da fração vermelha devemos subtrair os seus numeradores. O resultado será uma fração de mesmo denominador e de numerador igual a diferença entre os numeradores das frações parcelas. Isto é feito deste modo: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...