segunda-feira, 25 de julho de 2011

Exemplo - A Aurora Boreal

 Um dos exemplos mais impressionantes da atuação da força magnética é o processo que dá origem ao vento solar e a interação deste jato de partículas proveniente do sol com o campo magnético dos planetas. Veja a ilustração ao lado. Nela o campo magnético do planeta está em azul e o jato de partículas em vermelho.

O vídeo a seguir mostra como esta matéria altamente energética se origina no interior do sol, forma o vento solar e atinge nosso planeta onde, guiada pelo campo magnético da Terra, dá origem as auroras boreal e Austral.

Este vídeo é uma produção de Per Byring, pela forskning.no, em colaboração com o  Departmento de Física da Universidade de Oslo.

O vídeo mostra, em primeiro lugar, o processo de fusão nuclear que ocorre no interior do sol. Ele dá origem a energia da estrela. A fusão, movida pela força gravitacional, consiste, basicamente, em juntar, ou fundir, dois átomos de hidrogênio para formar um átomo de hélio. No processo sobra uma certa quantidade de energia, a energia solar.

Em alguns pontos, o campo magnético do sol guia a matéria solar para a superfície. Forma-se imensos jatos de plasma, a matéria solar. Ela é expulsa e viaja pelo espaço formando o vento solar.

O plasma, como é chamado o quarto estado da matéria, é formado de partículas carregadas eletricamente. No caso do vento solar temos elétrons, prótons e outras coisinhas. Todas elas muito perigosas para a saúde humana. Note que, no vídeo, na altura de 2:03, é apresentada uma sequência de fotos deste processo feitas pela sonda SOHO.

O vento solar atinge a Terra e interage com o nosso campo magnético. No vídeo as linhas do campo magnético da Terra estão mostradas em azul e as do sol em vermelho. Como resultado desta interação as partículas são desviadas para os polos. Quando elas interagem com o ar atmosférico emitem luz. Esta luz forma as nossas aurora boreal e austral.



The Aurora Borealis



Produção: Per Byhring
Vídeo de: Vimeo.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...