quarta-feira, 13 de julho de 2011

Aula - Subtração de frações de denominadores diferentes.

Grande parte das dificuldades apresentadas pelos  alunos do ensino médio no aprendizado de ciências e matemática não diz respeito aos conteúdos do nível médio mas às deficiências que eles trazem do ensino fundamental. Entre essas deficiências está a de não saber trabalhar com frações.

Se você tem essa dificuldade não adianta ficar se lamentando. Vamos trabalhar para elimina-la.


Nesta aula vamos tratar  da subtração de frações. Vamos trabalhar agora com subtração de frações de  denominadores diferentes. Se necessitar clique aqui para recordar o método de subtração de frações de mesmo denominador.

Vamos primeiro usar imagens para realizar a subtração. Abaixo temos, em vermelho e azul, os pedaços ainda não comidos de duas pizzas do mesmo tamanho, divididas em pedaços iguais. Note que os pedaços da pizza azul e o pedaço da pizza  vermelha são de tamanhos diferentes.


Subtrair a pizza vermelha da pizza azul significa retirar da pizza azul a quantidade  existente na pizza vermelha. Para fazer isto devemos redividir as pizzas em pedaços iguais. No exemplo da figura acima redividimos as pizzas em doze pedaços iguais. 

A pizza azul fica então com seis pedaços não comidos e a vermelha com quatro pedaços. Após a retirada dos pedaços sobram dois pedaços da pizza azul, como na figura:


Em temos matemáticos os pedaços não comidos das duas pizzas são representados pelas frações:

Para subtrair uma fração da outra devemos antes reduzi-las ao mesmo denominador. Se desejar, recorde como isto é feito clicando aqui. Isto feito, obtemos duas frações equivalentes de mesmo denominador:

 Para subtrair as duas frações basta subtrair os numeradores. Como resultado teremos uma fração de mesmo denominador e cujo numerador é a diferença entre os numeradores das duas frações iniciais.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...