segunda-feira, 18 de julho de 2011

Exemplo - O corpo humano como máquina.

 Em 1927, Fritz Kahn produziu o poster Der Mensch als Industriepalast (O homem como fábrica, numa tradução livre). Este poster, cuja reprodução do original você pode ver aqui,  representa os principais processos biológicos que ocorrem no interior do corpo humano como os processos industriais característicos do início do século passado. O corpo humano é visto como uma fábrica.

Esta analogia entre os organismos biológicos e as máquinas está presente desde o início da Física, principalmente através de Descartes e de seus seguidores.

A mecânica foi um dos primeiros ramos da Física a se desenvolver. O  seu enorme êxito possibilitou a construção de complexos dispositivos. Nada mais natural, portanto,  imaginar os organismos biológicos como máquinas. Como sabemos as máquinas são dóceis, são  previsíveis e são, o que é mais importante, controláveis.  Os organismos biológicos também não poderiam vir a ser?

Este era o desejo. Esta era a Esperança. No entanto, a natureza se revelou muito mais complexa.

Em 2011 Henning M. Lederer produziu a animação deste poster que você pode assistir no vídeo a seguir. Este vídeo faz parte de uma instalação interativa, industriepalast.com, em exposição no Museu de Dresden, Alemanha.

Repare na visão, mostrada como fotografia; no cérebro, mostrado como computadores; no sistema nervoso, visto como um sistema de cabos elétricos. Repare ainda   na mastigação, vista como uma máquina de triturar. Observe como é mostrada a digestão, o trabalho do estômago e dos intestinos. Note o trabalho do fígado e o processo de assimilação dos nutrientes e a eliminação dos resíduos.

Você seria capaz de identificar outros processos?




Der Mensch als Industriepalast [Man as Industrial Palace]



Origem do vídeo: Henning Lederer on Vimeo.
Informação: Open Culture.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...