sexta-feira, 22 de julho de 2011

Exercício - Multiplicação de uma fração por um número inteiro.

Para entender como realizar a multiplicação de frações nada melhor do que começar por identificar esta operação visualmente. Para isto vamos usar os exercícios do site "Visual fractions". Se você desejar recordar o método matemático para multiplicação de frações clique aqui.

Para exercitar a multiplicação de frações vamos primeiro realizar a operação visualmente, através de figuras, isto é, vamos imaginar que estamos trabalhando com "pizzas". Os pedaços das pizzas ainda não comidos estão representados em vermelho.

Note que essas pizzas são do mesmo tamanho e estão divididas em pedaços iguais. Lembre-se: Depois, e só depois, você deve fazer os cálculos matemáticos. Recomendamos que você faça os cálculos numa folha avulsa.

Clique aqui e abra a folha de exercícios. Você será apresentado a figura abaixo.



Clique no botão "Start". O programa apresentará uma tela como a mostrada abaixo. Digite, no local indicado na figura acima o fração que representa as pizzas. Use a forma mista.



Se errar ao digitar a fração o programa apresenta uma mensagem de erro. Tente novamente. O exercício continua somente após você digitar a fração correta. Isto feito clique no botão "OK".

Com isto aparece na tela o resultado da multiplicação por um número inteiro. Observe a figura, descubra qual é esse número e digite a resposta no local indicado. Clique no botão "OK"

Quanto você acertar aparecerá na tela o número ( second factor). Faça a multiplicação e digite o resultado. Quando acertar obterá a tela:

Clique no botão "NEW example" para iniciar um novo exercício. Existem dezenas deles. Note que eles somente serão apresentados se você acertar o exercício anterior.

Clique aqui para iniciar o teste e bom estudo!




Clique na imagem e visite o site Visual Fractions, um guia visual para o aprendizado sobre frações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...