segunda-feira, 11 de abril de 2011

Exemplo - Auto indução no circuito elétrico.

Um condutor percorrido por uma corrente elétrica produz em torno de si um campo magnético. Quando este campo varia ele induz ou cria no condutor uma corrente elétrica adicional sempre num sentido tal que tende a impedir a variação da corrente original.

Circuitos que possuem muitos  aparelhos elétricos com bobinas entre seus componentes têm  coeficiente de auto indução alto. Nestes casos a corrente auto induzida pode atingir níveis elevados.

Assim, quando desligamos um circuito com pequeno coeficiente de auto indução a corrente cai rapidamente a zero ( Veja figura abaixo, na linha tracejada ). De modo contrário, quando o circuito possui  coeficiente   de auto indução grande a corrente auto induzida produz um crescimento momentâneo da corrente elétrica  ( Veja a figura, na linha contínua ) provocando aquelas faíscas que você certamente já observou. 


Uma maneira de evitar este fenômeno é diminuir o tempo de desligamento do circuito. Isto é conseguido com o uso de disjuntores. Veja no vídeo abaixo a que níveis de intensidade a faísca pode chegar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...