quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aula - Epiciclos

A cada noite os astros executam um aparente movimento circular em torno da Terra. Na noite seguinte, no entanto, as estrelas não começam o seu movimento do mesmo ponto no céu. Elas se deslocam. Se a cada noite, numa desterminada hora, marcamos a posição de uma estrela, ao final de um ano teremos traçado para cada astro uma trajetória que avança sempre numa mesma direção.

Certos astros, no entanto, têm um comportamento diferente. Quando os observamos, noite após noite, durante o ano, notamos que eles descrevem trajetórias bem estranhas. De tempos em tempos elas dão um "laço". O astro vai para a frente, como todas as estrelas mas, de repente, dá a volta e se movimenta para trás para logo a seguir retomar o seu avanço. Esses astros errantes que executam esse tipo de movimento retrógrado no céu foram chamados planetas.

- Como explicar esse tipo estranho de órbita?

Um dos grandes feitos de Ptolomeu foi fornecer uma explicação para esse comportamento.

O sistema cosmológico de Ptolomeu era geocêntrico, isto é, nele a Terra estava fixa no centro do universo e tudo o mais girava a sua volta. Quando se olha para o céu noturno é exatamente isto que se vê.


imagem http://www.edu.fc.ul.pt/



A explicação dada por Ptolomeu para o tipo de movimento dos planetas usa o conceito de Epiciclo. Assim, segundo ele, os planetas não giravam propriamente em torno da Terra. Eles descreviam uma órbita circular em torno de um centro que, por sua vez, girava numa órbita circular em torno da Terra ( deferente ). Essa circunferência extra é o Epiciclo. Ele pode ser visualizado na figura acima.

Abra a animação. Nela é mostrada uma simulação do sistema de Ptolomeu. A Terra está imóvel no centro do universo. O sol gira em torno dela. São mostrados dois outros planetas ( em vermelho e em verde ).


Clique em " >" para inicia-la. Note o movimento dos dois planetas exteriores. Clique no botão redondo na parte inferior direita da animação. Será traçada a órbita desses dois planetas tal como vista da Terra. Note os "laços", ou seja, o movimento retrógrado que eles executam de tempos em tempos.

Estude com cuidado a animação. É realmente um modelo muito bonito.

-Complicado, não?

-Certamente. Por outro lado é brilhante e serviu a humanidade por muito tempo até ser substituído pelo modelo de Copérnico.


Imagem: Cláudio Ptolemeu ( ~90 AC - ~168 AC ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...