segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Exemplo - Movimento aparente das estrelas.

Até a idade média a cosmologia grega afirmava que nosso planeta estava fixo, no centro do universo, e os céus ( e tudo que ele continha ) girava em torno.

Se você olhar para o céu noturno verá exatamente isto. As estrelas giram. Claro, hoje sabemos que o movimento é sempre relativo a um referencial. Mas...para você, sentado e apreciando a noite, as estrelas giram e...pronto.

O fotógrafo Miguel Claro fez mais que olhar. Ele fez uma foto do céu noturno de Portugal e registrou o movimento relativo das estrelas. Isto é feito com fotos de longa exposição. Para isto mantemos a objetiva da câmera aberta por um intervalo de tempo maior que o normal. Neste caso, 30 segundos. As estrelas normalmente aparecem como pontos. Nesta foto, como estão girando em torno da Terra, aparecem como trilhas de luz. Essa trilha marca a sua trajetória no céu.

foto Miguel Claro, via Earth Science Picture of the Day.

Note que uma única estrela aparece como um ponto: A estrela polar.

Ela, por estar situada diretamente sobre o polo norte, não apresenta movimento relativo de rotação em relação à superfície. Por essa característica a estrela polar foi, durante muito tempo, o referencial usado pelos navegadores do mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico no hemisfério norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...