quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aula - Onda transversal.

Quando, numa onda, o movimento de "vai e vem" das partículas do meio no qual ela se propaga é feito na direção perpendicular á direção de propagação da onda classificamos a onda como Onda Transversal.

Repare na animação a seguir. Ela mostra uma corda na horizontal. Na ponta esquerda da corda temos um pequeno círculo negro que executa uma movimento de "vai e vem" na direção vertical. Em consequência os demais pontos da corda acompanham esse movimento. O resultado é um pulso que se propaga pela corda na direção horizontal.


Clique aqui para ver a animação


Nesta animação a corda é o meio onde os pulsos de onda se propagam. Os pulsos se originam do movimento de "vai e vem" feito pelo pequeno círculo negro ligado à corda. Este movimento é feito na direção vertical.

Observe um ponto qualquer da corda. Note que ele reproduz o movimento de "vai e vem" do círculo negro. A propagação dos pulsos de onda se dá, no entanto, na direção horizontal.

Isto caracteriza uma onda transversal.

Seria interessante uma visita ao site do autor desta animação o professor Dan Russell, da Kettering University. Nele você encontrará informações sobre os fenômenos ondulatórios em geral e sobre ondas e acústica em particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...