quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Aula - Onda longitudinal.

Quando, numa onda, o movimento de "vai e vem" das partículas do meio é feito na mesma direção de propagação da onda classificamos a onda como Onda Longitudinal. Repare na imagem a seguir.



Nela temos a representação de parte de um tubo com um material cujas moléculas são representadas pelos pontos negros. De um lado do tubo temos uma tampa ( cor vermelha ) que contém o material dentro do tubo.



clique aqui para ver a animação


Nesta animação os pontos negros representam as partículas do meio. A onda se origina do movimento pendular da tampa (em vermelho).Observe um ponto em particular. Note que ele reproduz o movimento de "vai e vem" da tampa, isto é, ele se movimenta da mesma direção em que a tampa se movimenta.

Isto caracteriza uma onda longitudinal.

Seria interessante uma visita ao site do professor Dan Russell, da Kettering University, autor desta animação de uma onda longitudinal ( longitudinal waves ). Nele você encontrará informações sobre os fenômenos ondulatórios em geral e sobre acústica em particular . Além disto, encontrará também uma introdução sobre ondas mecânicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...