sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Aula - Transmissão do calor - Convecção.

Calor é o nome que se dá a energia transferida de um objeto para outro devido à diferença de temperatura entre eles. Esta transferência ocorre de três maneiras: Por conduçao, por convecção e por irradiação.

A transmissão por convecção ocorre nos fluidos ( líquidos e gases) e se caracteriza pelo movimento de parte do fluido formando as chamadas "correntes de convecção".

A parte do fluido mais próxima da fonte de calor aumenta a sua temperatura e torna-se menos densa. Isto faz com que ela suba. A parte mais afastada da "fonte de calor", por ser de menor temperatura e mais densa, afunda. Forma-se então um circuito fechado que leva o calor para todo o fluido.

Abra a animação. Repare na escala à esquerda. Nela a cor azul corresponde à parte do fluido de menor temperatura e a cor amarela à de maior temperatura.

Clique em "start". A fonte de calor está sob a parte inferor do recipiente. Note como o fluido vai aos poucos se aquecendo. Isto se deve às correntes de convecção que, por sua vez, são movidas pela ação da força gravitacional.

Agora, clique no aquecedor e arraste para a parte de cima do recipiente contendo o fluido. Neste caso, a porção mais quente já está na parte superior do fluido. Com isto, a corrente de convecção não se forma. A transmissão do calor se dá por condução.

Clique em ">>" e passe a animação para a parte 2. Nesta parte o fluido não está mais dentro do campo de gravidade da Terra. Repita o processo colocando o aquecedor encima e embaixo do recipiente. Note que em ambos os casos não há a formação das correntes de convecção. Neste caso a transmissão do calor se dá exclusivamente por condução. Isto é, as correntes de convecção somente se formam quando o fluido está dentro de um campo gravitacional.

Clique em "reset" sempre que necessitar reiniciar a animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...