segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

aula - Movimento no campo gravitacional

Segundo Galileu o movimento de um projétil na atmosfera sob a ação apenas da Força Gravitacional tem uma trajetória parabólica.

Além disto, ele afirmava, este movimento é a soma vetorial de dois movimentos independentes, isto é, com direções perpendiculares entre si.  Veja na figura abaixo. Na horizontal temos um movimento uniforme e na vertical um movimento uniformemente acelerado. A resultante da som desses dois movimentos dá o movimento de trajetória parabólica que observamos.


Abra a animação . Nela temos um projétil (bola vermelha) lançado na horizontal. O bola percorre uma trajetória parabólica. As bolas cor de rosa representam os dois movimentos independentes que somados resultam no movimento descrito pelo projétil.

Clique sobre a animação para reinicia-la e observe que o movimento na horizontal é uniforme. Como a velocidade é constante as distâncias horizontais "bc", "cd" e "de",  medidas a intervalos de tempos iguais no eixo horizontal, têm medidas iguais.

Clique na animação para reinicia-la e observe que as distâncias verticais ("bg", "gl" e "ln"), medidas em intervalos de tempos iguais no eixo vertical, são progressivamente maiores. Na verdade, variam com o quadrado do tempo. Isto caracteriza um movimento uniformemente acelerado.

Abra a animação e estude com cuidado estas trajetórias. Lembre-se que estamos sempre tratando com grandezas vetoriais.



Imagem: scielo.br


Produção da animação: Professor Michael Fowler. Para o site Galileo and Einstein.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...