Para localizar um objeto no espaço é necessário, em primeiro lugar, estabelecer um outro objeto como referencial. Uma casa, uma montanha, um ônibus em movimento por uma estrada...qualquer objeto serve. Depois é necessário escolher um sistema de coordenadas e fixa-lo sobre o objeto escolhido como referencial.
A partir daí, trabalhamos com a matemática. Escolhida a unidade de medida ( quilômetro, por exemplo ) e dado um número podemos localizar qualquer objeto sobre uma linha. Se fornecermos dois números localizamos um objeto numa superfície. Dado três números, finalmente, localizamos um objeto no espaço.
Abra a animação. Vamos trabalhar com uma dimensão. Estamos falando da localização de um objeto sobre uma linha. Claro, não é necessário que a linha seja uma reta, a linha pode ser curva. Estamos usando uma reta apenas pela simplicidade.
Em verde e na origem ( 0 km ) temos o nosso referencial. Clique sobre o ponto "A" e arraste. A coordenada do ponto é mostrada. Note que o segundo número é sempre nulo. Não necessitamos dele. Está aí pelas limitações do programa usado na animação.
Arraste o ponto "A" para a esquerda. Note, o sinal negativo da coordenada significa que o ponto está localizado "antes" da origem. Claro, o sentido positivo é apenas uma convenção. Se quisermos podemos inverter a orientação adotada.
Brinque um pouco com a animação. Depois faça os seguintes exercícios:
- Arraste o ponto "A" para a posição 6,0 km. Depois para - 6,o km. Pense no que isto significa;
- Arraste o ponto "A" para a posição 0 km. Pense no que isto significa.
Imagem via eduxceltutor.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário