quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aula - O modelo do sistema solar de Copérnico e Ptolomeu.

Em sua obra, O Almagesto, Cláudio Ptolomeu apresenta um sistema cosmológico onde a Terra está no centro do universo. O sol, os planetas e as estrelas giram em torno dela em esferas concêntricas.

Nicolau Copérnico, muito tempo depois, apresenta um sistema cosmológico onde o sol ocupa o centro. Os planetas, entre eles a Terra, e as estrelas giram em torno dele.

A idéia popular é a de que o sistema de Ptolomeu, o perdedor, estava errado e foi substituído pelo de Copérnico, o vencedor, que estava certo. Claro, a ciência não funciona assim. O sistema de Ptolomeu dava conta dos fatos observados no céu com os dados que se dispunha na época. Assim, não se pode afirmar que ele estava "errado".

Abra a animação. Nela temos lado a lado uma representação dos dois sistemas . Estão marcadas as órbitas da Terra de Marte. No lado esquerdo temos o sistema de Ptolomeu onde o ponto azul no centro representa a Terra. Note que o ponto vermelho, Marte, não gira diretamente em volta da Terra mas sobre um circulo com centro em um ponto da órbita. Esse círculo é chamado Epiciclo. O ponto amarelo é o sol e gira em torno da Terra.

Do lado direito temos o sistema de Copérnico com os planetas em órbitas circulares em torno do sol.

Clique em ">" para iniciar a animação. A pergunta é:

- O modelo de Ptolomeu conseguia descrever o que acontecia no céu?

Vamos tomar como exemplo a posição de Marte no céu noturno. Clique no primeiro botão cinza no centro da parte inferior da animação. Com isso uma reta azul unirá o planeta Terra a ao planeta Marte. Ela representa a posição em que vemos Marte no céu . Note que as retas , durante toda a órbita, são sempre paralelas. Isto significa que os dois sistemas prevêem a mesma posição, vista da Terra, para Marte.

Claro, historicamente o sistema de Copérnico abriu todo um novo caminho de desenvolvimento para o conhecimento humano. Portanto deve ser considerado o melhor. dentre eles. Por outro lado, devemos nos lembrar que toda teoria física, dentro dos seus limites, continuará sempre válida pois se baseia em observações. A Ciência não é um jogo de " perde e ganha".

Visite o site Galileo and Einstein home page de Michael Fowler, professor da Universidade de Virgínia para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...