sábado, 9 de outubro de 2010

Exercício - Terceira Lei de Kepler.

A terceira Lei de Kepler relaciona a distância média do planeta ao seu sol ao período de sua órbita. Em outras palavras ela afirma que a razão entre o quadrado do período de resolução de um planeta e o cubo do raio médio de sua órbita é o mesmo número para todos os planetas que orbitam aquela estrela.

Na animação vemos os três planetas interiores do nosso sistema solar: Mercúrio, Vênus e a Terra. Abra a animação. No exercício a distância será medida em AU (unidade astronômica) , 01 AU = distância média Terra-Sol. O tempo será medido em anos. Assim se você calcular a razão entre o quadrado do Raio e o cubo do período encontrada o valor 1,0. Repare na Tabela. Ela fornece, além do período e do raio médio de todos os planetas, a excentricidade da órbita de cada um deles.

Abra a animação. Clique em "reset" e depois em "start". Note que as órbitas da Terra e Vênus são quase circulares ( excentricidade: 0,017 e 0,007 respectivamente ). Mercúrio, ao contrário tem órbita bastante excêntrica ( e = 0,206 ).

Observe ainda que, em obediência á Terceira Lei de Kepler, quando mais distante da estrela está o planeta maior deve ser o seu período de rotação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...