sábado, 30 de outubro de 2010

Exercício - Refração da luz.

Vamos trabalhar com os conceitos de reflexão e refração da luz; ângulos de incidência e de refração e de índice de refração. Para isso vamos usar uma animação.

Na animação temos um raio luminoso incidindo sobre o vidro a partir do ar. É dado o índice de refração do ar ( n = 1,0 ) e um botão para variar o índice de refração do vidro ( set index of refraction ). Outro botão ( Angle of incidence ) regula o ângulo de incidência do raio luminoso.

Abra a animação. Vamos fazer alguns exercícios:
  • Regule o ângulo de incidência para zero graus. Note que o raio luminoso não muda de direção. Quando o raio incide perpendicularmente à superfície, ao ser refratada, a luz muda apenas a velocidade.
  • Vá aumentando o ângulo de incidência e observe a mudança de direção do raio refratado. Ao ser refratado de um meio com índice de refração menor para outro meio com índice maior o raio sempre se aproxima da normal.
  • Varie o ângulo de incidência e observe que parte do raio é refratada e parte é refletida. Observe ainda que a intensidade de cada parte varia com o ângulo.
  • Mantenha o ângulo de incidência fixo e regule o índice de refração do vidro. Observe como a direção do raio refratado muda. Quanto maior do índice de refração do vidro maior a mudança na direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...