segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Exemplo - A relatividade do movimento.

Um dos argumentos contra a afirmação de Galileu ( O planeta Terra gira em torno do seu eixo ) era esse: A Terra gira. Então, se lançarmos um objeto para cima, na vertical, quando ele retornar à superfície a Terra já terá se movimentado, digamos para a direita. Logo, o objeto deverá cair para a esquerda do seu ponto de lançamento. A experiência mostra que isso não ocorre. Ao contrário, o objeto retorna ao ponto de lançamento. Logo...a Terra não gira.

Galileu, virou " o feitiço contra o feiticeiro". Ele alegou que todo movimento é relativo a um referencial. Logo, o objeto que é lançado verticalmente de um referencial que possui uma velocidade horizontal constante também possui essa velocidade e a mantém durante todo tempo em que está no ar. Assim, ele retorna ao ponto do lançamento apesar desse ponto ter mudado de posição pois acompanhou a velocidade horizontal do referencial.

Observe o filme a seguir e note que a bolinha é lançada primeiramente com a locomotiva em repouso. Ela cai no vagão de trás. Quando o lançamento da bolinha é feito com a locomotiva em movimento isso volta a acontecer.

Segundo Galileu o movimento da bolinha, quando visto por um observador na sala, possui dois componentes: o movimento na vertical e, agora, soma-se a ele o movimento horizontal da locomotiva. Portanto, a bolinha acompanha a locomotiva enquanto está no ar e volta a cair no mesmo ponto, isto é, no vagão de trás.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...