sábado, 2 de outubro de 2010

Exercício - Teoria cinética dos gases.

A teoria cinética dos gases propõe explicar o comportamento dos gases usando as leis da mecânica Newtoniana. Assim, os gases são considerados como compostos por pequenas partículas em perpétuo movimento no espaço vazio.

Abra a animação. Ela representa um recipiente com uma das paredes móvel e um outro recipiente que o abastece com gás. Existe, na parte de baixo, um controle para a temperatura ( T ), para o abastecimento com gás ( N = número de partículas ) e para o peso da parede móvel ( P ).
  • Com o "mouse" faça T = 10. Esvazie o recipiente fazendo N = 0. A parede móvel vai para o fundo. Coloque gás no recipiente. As partículas vão se chocar com a parede móvel e transferir para ela momento linear. A parede é levantada até ficar em equilíbrio com o seu peso.
  • Faça T = 50. A velocidade média das partículas aumenta e mais momento linear é transferido. A parede móvel vai mais para o alto.
Repita a operação mas agora diminua pela metade o peso da parede ( P ). Note que a parede móvel é mais facilmente levantada pelo gás.
  • Abra a animação. Mantenha T e P constantes. Se os gases são compostos por partículas então aumentando o número delas mais momento linear é transferido pelas colisões para a parede móvel e esta é levada para mais alto. Experimente !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...