segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Aula - calor especifico

Sadi Carnot
 Você já deve ter percebido que os materiais se comportam de maneira diversa ao receber energia na forma de calor. Na praia, por exemplo, a areia esquenta mais que a água embora o sol as ilumine igualmente.

Isto cria a necessidade de se definir uma grandeza que dê conta desta diversidade de comportamento dos materiais quando absorvem energia.

Definimos então o Calor específico.

O calor específico é a quantidade de energia que uma grama de um dado material é capaz de receber e, em consequência, elevar a sua temperatura em um grau Celsius

Para entender melhor o significado do conceito de Calor Específico veja a seguir o vídeo do Professor Flávio Cunha.

Embora, no ensino médio, consideramos somente os intervalos de temperatura onde não há variação nos valores do calor específico de um material, deve-se informar que estes valores variam com a temperatura, tendendo a anular-se quando a temperatura do material se aproxima de zero Kelvin.




Quanto ao problema proposto no final do vídeo pelo professor Flávio: Considere que o calor específico do ferro é de 0,1 cal/gºC.

Isto significa que a quantidade de uma grama de ferro deve receber 0,1 cal para aumentar sua temperatura em um grau Celsius. Como temos 100g ela deve receber 0,1 . 100 = 10 cal para aumentar a temperatura em um grau Celsius.

Mas a temperatura deve variar em 30°C, logo temos 10 cal . 30 = 300 cal, Assim se forneço 300 cal a uma porção de 100g de ferro a sua temperatura varia em 30°C.




Produção do vídeo: Canal FlavioCunha, no Youtube.

2 comentários:

  1. filipe, obrigado pela lembrança. O professor Flávio não fornece a resposta no vídeo. Coloquei a resposta no post.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...