quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aula - Refração com ângulo de incidência não nulo.

Quando uma onda passa de um meio para outro chamamos este fenômeno de refração. Uma onda refratada muda tanto a sua direção de propagação como a sua velocidade. Como a frequência da onda é uma característica da fonte ela não muda. Logo, se a velocidade muda, o comprimento da onda tem que mudar.

Abra a animação. Ela mostra uma onda plana incidindo numa direção inclinada sobre a superfície que separa os meios ( ângulo de incidência não nulo ). A frente da onda é representada por uma linha reta. A lei de Snell nos afirma que uma onda que incide sobre a superfície de separação de dois meios com ângulo de incidência não nulo muda a sua direção de propagação e a sua velocidade. Repare como o fato da frente de onda incidir fazendo um ângulo com a normal à superfície faz com que a direção de propagação mude. O comprimento da onda, na animação, é a medida da distância entre duas frentes de onda. Use o botão verde para parar a animação.

Na animação. a velocidade de propagação é reduzida em dois terços. Logo, como a velocidade é dada pelo produto da frequência pelo comprimento de onda, o comprimentro da onda também cai pela metade. Note ainda que ao ser refratada novamente para o meio original a onda retoma as mesmas características que tinha no início.


Imagem: efeitojoule.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...