segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ferramenta para ensino - Enciclopédia da vida.

Imagine todas as informações sobre aminais, plantas, fungos e bactérias que já adquirimos. Informações sobre todos os seres vivos existentes na Terra. Já sabemos muito, mas não o suficiente. Infelizmente, toda essa informação está espalhada pelo mundo, em bancos de dados, coleções, livros, jornais e sites da internet.

Imagine agora uma Instituição que se dedicasse a reunir toda essa informação num só  lugar; uma Instituição que tivesse meios de organiza-las e de disponibiliza-las gratuitamente, sem restrições, a professores, estudantes e ao público em geral.

Esta Instituição existe e chama-se EOL, Encyclopedia of Life. Uma iniciativa da MacArthur Foundation e a Sloan Foundation, apoiada pela Universidade de Harvard, Academia Chinesa de Ciências, Atlas of Living Australia, entre outras instituições do mundo inteiro. Infelizmente ainda não temos uma versão em Português, mas temos uma em Espanhol.

A EOL nasceu em 2007, da ideia do biólogo Edward O. Wilson, professor da Universidade de Harvard e com o objetivo de oferecer uma página na web para cada espécie viva da Terra.

Desde 2008 os computadores da EOL vasculham a internet e coletam as informações. Os textos, imagens e sons são oferecidos pelas maiores instituições de pesquisa do planeta e são reunidos pelo trabalho voluntário de cientistas e professores. Veja o vídeo promocional a seguir.




Se você deseja utilizar as informações da EOL nas suas aulas o melhor caminho é se registrar e abrir uma conta gratuita. Clique aqui. Isto feito você poderá criar as suas próprias coleções com as informações sobre as espécies de seu interesse e, se desejar, participar da comunidade EOL.

Para ter uma ideia das informações que se pode obter sobre uma espécie digite na caixa de pesquisa o nome de uma delas. Por exemplo: Porzana carolina, o nome de uma ave.

Bom estudo! Divirta-se!




Informação via The Teacher List. Site sobre educação canadense de Pete Mackey, um professor de História e também professor de Ciência da Computação, na cidade de Alberta, Canada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...