quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Exemplo - A Câmara Escura.

A Câmara Escura, ou Pinhole Camara, é um dispositivo para obtenção de imagens inventado desde antes das Câmaras fotográficas. O astrônomo Kepler usou uma delas para estudar o sol.

O equipamento é essencialmente uma Câmara fechada, sem luz. Veja a ilustração abaixo. A luz entra por um orifício de diâmetro milimétrico, em seguida é projetada na parede (ou  tela) dos fundo onde forma uma imagem invertida.

Se o orifício tiver o diâmetro muito grande, os raios provenientes de diferentes pontos do objeto se superpõem na tela e a imagem não ganha nitidez. 

O dispositivo foi muito usado pelos pintores da Renascença para compor os seus quadros. Para se obter uma imagem mais brilhante é necessário a entrada de mais luz na câmara. Para isto aumenta-se o diâmetro do orifício e coloca-se nele uma lente convergente e a tela no plano focal da lente. 

Bastou esperar pela invenção de um processo químico para a fixação da imagem e se obteve a Câmara Fotográfica. Veja ilustração no topo da página.


No vídeo a seguir, um segmento da série "Os Gênios da Fotografia" da BBC, o fotógrafo Abelardo Morell usa um quarto como uma Câmara Escura para obter uma imagem da Basílica de Santa Maria de la Salute, em Veneza, na Itália.






Imagem do esquema da Câmara Escura (ou Câmara Pinhole): Disponível no site cinemadeanimação

Imagem do topo de página: Câmara Escura, imagem  disponível no site Infoescola.


Vídeo disponibilizado no canal KevMull, no YouTube.




Informação via Open Culture. Open Culture é um site sobre cultura. Trata de
Filosofia, Literatura, Cinema, Artes plástica e Música. Veja, por exemplo, este post sobre a canção Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...