quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ferramenta para ensino - Correntes, Nuvens e tempestades.

Pense na quantidade de dados que os sistemas de monitoramento do clima e dos oceanos captam todos os dias. É certamente uma quantidade colossal.

Esta massa de dados somente fazem sentido depois de tratados pelos computadores e os modelos matemáticos que neles rodam. Para se tornar útil a informação deve ser exposta e uma da melhores maneiras de se expor informações é utilizar-se do meio gráfico.

O projeto Chrome Experiment, do Google, coletou os dados sobre a cobertura de nuvens do US Naval Research Laboratory; as informações oceanográficas do NOAA, NOC, NASA e do World Data Center for Meteorology para criar o gráfico chamado Cloud Globe. Clique aqui e abra a animação. Veja figura abaixo.

Globo da Nuvens, Tempestades e correntes.

Selecionando a caixa Storms é mostrada a cobertura de nuvens e as tempestades mais importantes, com seus nomes e velocidades indicados nos círculos. Selecionando a caixa Currents é exibida também as correntes oceânicas superficiais. Na caixa Vegetation é mostrada a cobertura vegetal dos continentes.

Clique sobre o globo e arraste para gira-lo. Repare na linha de tempo na parte inferior da tela. O tempo avança numa média de um dia a cada três segundos. Os dados são de 2010, 2011 até os dias atuais. Os dados sobre as tempestades vão até 2011.

Repare que a maioria das tempestades tropicais se formam próximo ao  Equador. No Pacífico, atingem o Sudeste Asiático e no Atlântico, o Caribe e os Estados Unidos. Na América do Sul, repare também no movimento das nuvens, carregadas de umidade da Amazônia para a Região Sudeste e nas frentes frias vindas da Antártica. 

Clique aqui e abra a animação. Este gráfico é interessante para uma aula sobre formação do clima, pois mostra os dados de maneira dinâmica. Aqui você encontra mais um gráfico sobre as correntes oceânicas superficiais. informa




Informação via: FlowingData. Um site sobre visualização de dados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...