terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aula - princípio da relatividade de Galileu.

A medida da velocidade com que um objeto se move é relativa ao referencial do qual o seu movimento é observado. Como exemplo vamos analisar a queda de uma bola abandonada do alto do mastro de um barco. Este exemplo foi discutido pelo próprio Galileu em um dos seus livros. A questão é como o movimento é visto de dois referenciais diferentes, um se movimentando em relação ao outro com velocidade constante.

Primeiro temos o próprio barco como referencial. Dentro do barco um homem observa a bola cair. Para o homem o barco está em repouso. Ele vê a bola caindo na vertical ( para representar o vetor velocidade imagine uma seta apontando para baixo, na vertical ). O homem vê a bola descrevendo uma trajetória reta e caindo ao pé do mastro.

O segundo referencial é a superfície da Terra de onde o movimento é observado por uma mulher. Ela observa o barco se movimentando para a direita com velocidade constante ( para representar o vetor velocidade imagine uma seta na horizontal apontada para a direita ). Como ela vê o movimento da bola?

Abra a animação. A resposta é dada pelo princípio da relatividade de Galileu. Segundo ele para alguém que observa a bola do outro referencial ( a mulher ) a velocidade é a resultante da soma de dois movimentos. O movimento para baixo, visto pelo homem ( seta na vertical ), mais o movimento para a direita do primeiro referencial, o barco, visto pela mulher ( seta na horizontal ).

O vetor resultante da adição dos dois vetores é representado por uma seta inclinada para a direita. A mulher vê então a bola descrevendo uma curva. Observe que para ela também a bola cai ao pé do mastro. Note ainda que em ambos os referenciais o tempo de queda é o mesmo.

Para melhor entendimento da questão observe atentamente a animação clicando no link.


Imagem: Galileu Galilei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...