quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aula - A Distância e o Deslocamento.


As grandezas físicas distância e deslocamento que usamos quando estudamos o movimento dos objetos não são equivalentes. Na verdade elas descrevem grandezas completamente distintas.

A distância ( ou espaço percorrido ) é uma grandeza escalar. Deve ser medida sobre a trajetória descrita pelo objeto que se movimenta. Pense em um automóvel que trafega por uma estrada entre as cidades A e B. Para medir o espaço percorrido por ele para ir de uma cidade a outra devemos levar em conta todas as curvas, todas as subidas e descidas da estrada. Falamos então em movimento escalar e definimos uma velocidade escalar média como:

Velocidade escalar média = distância / intervalo tempo gasto no percurso.

Isto é uma simplificação. Afinal a velocidade é uma grandeza vetorial. No entanto, quando lidamos com um movimento com direção fixa ou sobre uma linha esse tipo de simplificação facilita o estudo. Não se deve tentar matar um mosquito usando um canhão, não é mesmo?

Para outros tipos de movimento devemos usar o canhão. isto é , o método vetorial. Com isto não falamos mais em distância. Usamos no seu lugar o vetor deslocamento.

O vetor deslocamento mede a mudança de posição do objeto. É representado por uma seta que une a posição inicial à posição final. Portanto o seu módulo não deve ser medido sobre a trajetória descrita pelo objeto mas sobre a seta. Nesse caso quanto falamos em distância estamos nos referindo ao módulo do vetor. Definimos agora uma velocidade vetorial média como:

Velocidade vetorial média = vetor deslocamento / intervalo de tempo gasto no percurso.

Para formar uma imagem dos conceitos tratados assista a animação a seguir. Note que a distância é medida ao longo da curva percorrida pela bola entre os pontos A e B. O vetor deslocamento é representado pela seta que vai de A até B. O tamanho da seta, com sempre, é o módulo do vetor deslocamento.

Por favor, siga o link


Imagem: fisica.ufs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...