Como a operação de adição possui a propriedade associativa ela pode ser extendida para mais de dois vetores. Na representação gráfica para realizar a operação deslocamos , sem mudar a inclinação, o segundo vetor até o início dele coincidir com a ponta do primeiro vetor. A seguir, deslocamos o terceiro até seu início coincidir com a ponta do segundo e assim sucessivamente até o último vetor. A resultante será representada pela seta que liga o início do primeiro à ponta do último vetor. Como a adição vetorial possui também a propriedade comutativa isso pode ser feito em qualquer ordem.
Na Física existem muitas grandezas vetoriais. No entanto, na animação a seguir usaremos as forças como exemplo de grandeza vetorial. Na adição vetorial chamamos o vetor soma de vetor resultante.
Na animação, utilize a caixa de opções e selecione, sucessivamente, dois, três, quatro e cinco vetores. Clique na ponta da seta e arraste. Em seguida, vá dispondo cada um deles da maneira que achar conveniente e observe, de cada vez, a adição sendo realizada. O vetor resultante tem a cor vermelha.
Aproveite e faça o seguinte exercício: Selecione dois vetores. Modifique cada um deles de tal maneira que a resultante se torne nula.
Repita o processo para três e quatro vetores.
Por favor, siga o link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário