sábado, 8 de agosto de 2009

Aula - Adição vetorial na representação gráfica.

Antes de começarmos, um lembrete: Estamos acostumados a somar grandezas escalares e para isto usamos a aritmética do ensino fundamental que você aprendeu e domina. No entanto, para operar com os vetores será necessário aprender uma nova maneira de somar. Se você pensar bem verá que não poderia ser diferente uma vez que as grandezas vetoriais são completamente diversas das grandezas escalares.

Abra a animação. Na representação gráfica a adição vetorial é realizada do seguinte modo:

Para somar o vetor B ao vetor A deslocamos a seta que representa o vetor B de tal maneira que o inicio dela fique posicionado sobre a ponta da seta que representa o vetor A. O vetor soma, aqui chamado vetor C, será representado pela seta que liga o inicio da seta que representa o vetor A à ponta da seta que representa o vetor B.

Observe que:

A ) Se, ao deslocarmos as setas, por um descuido, mudarmos a sua inclinação ou o seu tamanho, não temos mais a representação do vetor original;

B ) A operação de adição vetorial possui a propriedade comutativa, ou seja, dá no mesmo somar o vetor A ao vetor B ou somar o vetor B ao vetor A.

C ) A operação de adição vetorial possui a propriedade associatica:

(vetor A + vetor B) + vetor C = vetor A + (vetor B + vetor C)

Para ter uma idéia de como o processo funciona abra a animação. Ela ilustra graficamente o que acabamos de analisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...