quinta-feira, 8 de março de 2012

Exercício - O pulo do gato de Schrödinger.

No ensino médio, uma das queixas mais constantes dos alunos quando desafiados a resolver um exercício de Física é a de não saber como dar o primeiro passo, isto é, como começar a resolução.

Um dos caminhos mais eficientes nesses casos é: Antes de fazer contas, crie uma estratégia. Ou seja, pense num caminho que leve a solução. Detalhe cada passo a ser dado. Em seguida teste esse caminho. Se não tiver sucesso modifique o caminho escolhido ou crie um novo. Teste novamente.

Aqui, é claro, não vamos resolver exercícios de Física. Vamos, isto sim, brincar com um joguinho e aproveitar a oportunidade para treinar a criação de estratégias para a resolução de problemas.

Em 1935, o Físico Erwin Schrödinger, um dos fundadores da Mecânica Quântica, criou uma experiência mental, depois chamada de "O gato de Schrödinger". A experiência ficou famosa.

O objetivo dela e como foi imaginada não vem ao caso neste momento. É suficiente saber que a experiência  envolve um gato preso numa caixa.

Vamos aproveitar a ideia do gato preso na caixa e usar o jogo criado por Peter M. Richter, do blog Game Design br. O objetivo do jogo é simples: Impedir que o gato fuja da caixa escapando pelas laterais.

Para isto clique sobre os círculos amarelos. A cor do círculo muda para verde escuro. O gato jamais salta para um círculo desta cor.


Na figura acima temos o gato e a caixa. Naturalmente, você pode simplesmente começar a jogar sem maiores preocupações e prosseguir até obter sucesso. Este é o método da "tentativa e erro". Se esta for a sua opção clique aqui e comece.

Por outro lado, você pode tornar o jogo mais interessante: Procure em primeiro lugar observar por algum tempo o comportamento do gato em fuga e depois use suas observações para criar uma estratégia para prende-lo.

Vou propor uma primeira estratégia. Você fica encarregado de testa-la. Depois proponha outras ( Use a caixa de comentários abaixo).

Vamos cercar o gato pelas laterais da caixa. Clique sempre nos círculos da lateral para onde o gato caminha.  Enquanto o gato estiver longe clique nos círculos das laterais mas sempre saltando um. Quando ele estiver perto feche o cerco.


Vamos ao trabalho. Clique aqui e mãos a obra. Para começar o jogo clique em um dos círculos amarelos.



Criação, imagens e produção do jogo: Game Design br.
Para a visualização de mais jogos veja aqui.


Informação via:  theteacherlist


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...