quinta-feira, 15 de março de 2012

Exemplo - O espalhamento da luz pela atmosfera.

A Lua, enquanto percorre a sua órbita, em certas ocasiões passa pela sombra da Terra. São os Eclipses Lunares. Estes eventos são uma excelente oportunidade para se observar o espalhamento e a dispersão da luz solar pela atmosfera terrestre.

Este mesmo espalhamento pode ser observado quando uma nave em órbita da Terra se aproxima do Terminador.

Relembre o conceito de Terminador clicando aqui e o conceito de dispersão da luz solar aqui.

Observe a foto abaixo. Ela foi feita pelos astronautas da Estação Espacial e mostra a aproximação do ônibus espacial. As naves estão próximas do terminador, isto é, da linha que separa o dia da noite.


               ônibus Espacial próximo ao Terminador.

A luz solar, ao passar através da atmosfera é espalhada pelas moléculas do ar. As frequências mais altas são espalhadas em primeiro lugar.

Assim, a parte da luz solar que cruza a atmosfera mais próxima da superfície percorre uma distância maior dentro da atmosfera. Como o caminho percorrido é longo quase todas as frequências são espalhadas.

Quando olhamos para a parte da atmosfera próxima à superfície vemos a luz de menor frequência, isto é, a de cor vermelha (veja na figura acima).

A parte da luz solar que cruza pelo topo da atmosfera percorre um caminho menor. Devido a isto a luz espalhada  é somente aquela de frequência mais alta, isto é, a de cor azul.

Quando ocorre o Eclipse Lunar o fenômeno do espalhamento da luz é espetacular. Na fase da Umbra a Lua serve como um espelho. A Lua, que está totalmente encoberta pela sombra da Terra, acaba recebendo a luz vermelha dispersa pela atmosfera da Terra (veja figura abaixo).

                                 Eclipse da Lua.


É por isto que, ao contrário do esperado, vemos a Lua com uma cor avermelhada durante a fase da Umbra dos eclipses lunares.

Observe, no vídeo a seguir, a simulação deste fenômeno feita pela NASA.





As imagens e a produção do vídeo são da NASA - Multimídia. Se desejar veja os demais vídeos aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...