quinta-feira, 1 de março de 2012

Exemplo - Cores primárias.

As cores não são uma propriedade fundamental da luz mas estão relacionadas às características do nosso sistema visual. Em grande parte as cores são o resultado do processamento do cérebro.

Na retina dos nossos olhos temos três tipos de células ligadas à recepção do sinal luminoso. São as chamadas células cone

Existem células cone de três tipo: O tipo L sensível aos comprimentos de onda mais longos da luz ; O tipo M para os comprimentos de onda médios e o tipo S para os mais curtos.

Associamos aos sinais recebidos das células do tipo L a uma cor avermelhada; aos sinais recebidos das células do tipo M a uma cor amarelada e a uma cor azulada associamos aos sinais das células do tipo S.

Portanto, a nossa constituição fisiológica determina que a visão humana seja tricromática. Isto é, a partir de um conjunto de três cores, ditas cores primárias, construímos a maioria  das demais cores.

Por exemplo, para reproduzir as cores nos equipamentos eletrônicos (Televisão, data show, monitores) usamos as cores  vermelho (red), verde (Gren) e azul (blue). Este é o modelo RGB.

Leonardo Da Vinci, artista italiano, criou o modelo RYB. Nele  usamos as cores vermelha (Red), amarela (Yellow) e azul (Blue). Este modelo ainda é muito usado pelos pintores.

Para informações adicionais visite a página Cores Primárias, na Wikipédia. Os conceitos de cores primárias e cores secundárias foram criados por Newton e apresentados pela primeira vez no seu artigo sobre a Teoria das cores de 1672. Clique aqui e conheça o artigo.

O vídeo a seguir, Three Primary Colors, é uma produção da PBS, a rede de televisão pública americana. Ele é feito em "stop motion", com animação de Al Jarnow. O vídeo explica o básico sobre as cores primárias (RYB) e as cores secundárias.



No vídeo, os cantores representam as très cores primárias: Vermelho, amarelo e azul.  Da mistura delas construimos a maioria  das demais cores.

Por exemplo, da mistura do vermelho com amarelo formamos a cor laranja.do amarelo e do azul formamos o verde e do vermelho e azul a cor púrpura.




 A série de televisão Sesame Street é uma produção da PBS, Rede de Televisão Pública Americana. No Brasil, Vila Sésamo é adaptada e transmitida pela TV Cultura e pela TV Brasil.


Vídeo disponível: CanalSesameStreet, no Youtube.

Informação via: Brain Pickings.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...