As cores não são uma propriedade fundamental da luz mas estão relacionadas às características do nosso sistema visual. Em grande parte as cores são o resultado do processamento do cérebro.
Na retina dos nossos olhos temos três tipos de células ligadas à recepção do sinal luminoso. São as chamadas células cone.
Existem células cone de três tipo: O tipo L sensível aos comprimentos de onda mais longos da luz ; O tipo M para os comprimentos de onda médios e o tipo S para os mais curtos.
Associamos aos sinais recebidos das células do tipo L a uma cor avermelhada; aos sinais recebidos das células do tipo M a uma cor amarelada e a uma cor azulada associamos aos sinais das células do tipo S.
Portanto, a nossa constituição fisiológica determina que a visão humana seja tricromática. Isto é, a partir de um conjunto de três cores, ditas cores primárias, construímos a maioria das demais cores.
Por exemplo, para reproduzir as cores nos equipamentos eletrônicos (Televisão, data show, monitores) usamos as cores vermelho (red), verde (Gren) e azul (blue). Este é o modelo RGB.
Leonardo Da Vinci, artista italiano, criou o modelo RYB. Nele usamos as cores vermelha (Red), amarela (Yellow) e azul (Blue). Este modelo ainda é muito usado pelos pintores.
Para informações adicionais visite a página Cores Primárias, na Wikipédia. Os conceitos de cores primárias e cores secundárias foram criados por Newton e apresentados pela primeira vez no seu artigo sobre a Teoria das cores de 1672. Clique aqui e conheça o artigo.
O vídeo a seguir, Three Primary Colors, é uma produção da PBS, a rede de televisão pública americana. Ele é feito em "stop motion", com animação de Al Jarnow. O vídeo explica o básico sobre as cores primárias (RYB) e as cores secundárias.
No vídeo, os cantores representam as très cores primárias: Vermelho, amarelo e azul. Da mistura delas construimos a maioria das demais cores.
Por exemplo, da mistura do vermelho com amarelo formamos a cor laranja.do amarelo e do azul formamos o verde e do vermelho e azul a cor púrpura.
A série de televisão Sesame Street é uma produção da PBS, Rede de Televisão Pública Americana. No Brasil, Vila Sésamo é adaptada e transmitida pela TV Cultura e pela TV Brasil.
Vídeo disponível: CanalSesameStreet, no Youtube.
Informação via: Brain Pickings.
Nenhum comentário:
Postar um comentário