segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Site interessante - A Biblioteca Digital Mundial.

Sob o patrocínio da UNESCO, orgão das Nações Unidas, a Biblioteca Nacional no Brasil, a Biblioteca Alejandrina no Egipto e a Universidade Rei Abdulá na Arabia Saudita, uniram-se para um projeto de digitalização de acervo baseado num projeto semelhante realizado pela Biblioteca do Congresso americano.

A Biblioteca Digital Mundial (BDM), que você pode conhecer clicando aqui, oferece agora ao público os primeiros resultados desse trabalho.

Nesta primeira fase foram digitalizados 1.200 documentos entre mapas, textos, ilustrações,  fotos e filmes. O objetivo final é reunir e disponibilizar pela internet os itens mais significativos de todas as bibliotecas do planeta. Todos os documentos são exibidos no seu idioma original mas as informações sobre eles são fornecidas em espanhol, russo, inglês, árabe, chinês, francês e português.

B. Gutemberg
A Biblioteca dispõe dos mapas desenhados por Diego Gutiérrez para o rei da Espanha em 1562, o Hyakumanto darani, um documento japonês publicado em 764 e considerado o primeiro texto impresso da história.

Da nossa Biblioteca Nacional temos as primeiras fotos feitas na América Latina e a Bíblia de Gutemberg que você acessa clicando aqui. Você pode folhear as páginas do livro, dar um zoom no texto ou, se desejar, ler em PDF.

Temos ainda a Declaração de independência dos Estados Unidos ( texto original), o diário de bordo da Viagem de Fernão de Magalhães e os originais das "Fábulas"  de Lafontaine.

A navegação é fácil. As buscas podem ser feitas por época, zonas geográficas, tipo de documento ou instituição.

Pedindo perdão pelo bairrismo e como um último exemplo do acervo, observe abaixo um detalhe do mapa da cidade do Rio de Janeiro, criado em 1796 por Rangel de Bulhões Ele mostra as fortificações colocadas à entrada da Baía da Guanabara.


Entrada da Baía da Guanabara, 1796.

Na parte inferior esquerda temos o morro da Urca e o morro do Pão de Açúcar e as Fortaleza de São João. Na parte direita do mapa, atual cidade de Niterói, temos  a Fortaleza de Santa Cruz. No meio do canal de entrada da baia e no alto do mapa temos a Fortaleza da Lage

Num país como o meu, o Brasil, onde não se dá a devida importância à memória cultural, é com prazer que observo que todas elas ainda estão lá, em ótimas condições e podem ser visitadas.

Isto é um convite!

A Biblioteca Digital Mundial pode ser acessada pelo endereço www.wdl.org. O acesso é gratuito e não há necessidade de registro.

Portanto, aproveite!  Divulgue!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...