segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Exemplo - A Expansão do Universo.

Cruzeiro do Sul (Crux)
Em 1929, o astrônomo americano Edwin Hubble observou que todas as galáxias mais distantes estão se afastando de nós.

O normal seria que entre as galáxias algumas se afastassem, que outras se aproximassem. Mas todas elas se afastando de nós... Tem mato nesse cachorro, como diria meu pai.

A conclusão a que Hubble chegou foi a de que o próprio espaço está em expansão. A mesma idéia estava nos trabalhos do padre belga George Lemaítre.

Isto significa que a distância entre a sua casa e a padaria da esquina está aumentando a cada dia. Esquisito,não?

Esquisito ou não, a verdade é que hoje esta teoria está bem estabelecida. Para medir as velocidades de afastamento das galáxias Hubble usou o chamado efeito Doppler.

Todos que assistem a uma corrida de fórmula 1 percebem que os carros de corrida fazem barulhos diferentes se estão se aproximando ou afastando do microfone. O som é mais agudo quando eles estão se aproximando e mais grave quando se afastam do microfone. Este é o efeito Doppler.

O mesmo acontece com a luz. Hubble comparou a luz de diversas galáxias com uma luz padrão aqui na Terra e verificou que todas as galáxias mais distantes apresentam uma luz mais avermelhada que o normal, indicando que elas estão se afastando da Terra.

G. Lemaítre
Os astrônomos australianos montaram o Catálogo 6dF Galaxy Survey. Ele  possui o registro do Desvio para o vermelho (Redshift) de 120.000 galáxias observáveis do nosso hemisfério sul. Os dados são do Anglo-Australian Observatory, Australia, e foram obtidos no período entre os anos de 2001 e 2005.

O objetivo é traçar uma imagem do universo local, mapeando o céu visto do hemisfério sul.

Ao observamos uma fonte luminosa que se desloca em relação a nós, notamos que a sua luz nos parece diferente quando ela se afasta ou quando se aproxima. A luz sofre um desvio para o vermelho (redshift) nas frequências do seu espectro eletromagnético  quando  a fonte está se afastando de nós. Quando mais forte o desvio, isto é, quanto mais avermelhada se torna a luz, maior  é a velocidade de afastamento.

Se a fonte, ao contrário, se aproxima, a luz sofre um deslocamento para o azul. Este efeito no espectro da luz quando a fonte e o observador estão em movimento relativo é conhecido como efeito Doppler. Se desejar, conheça mais sobre o efeito Doppler clicando  aqui . Clique  aqui para mais informações sobre o espectro eletromagnético.

O vídeo apresentado a seguir mostra uma animação desses dados. A animação condensa em alguns minutos um período de bilhões de anos para o futuro e pode, assim, mostrar o movimento de afastamento das galáxias.

A animação foi criada por Paul Bourke na University of Western Australia e no Space Telescope Science Institute, NASA, Hubble Deep Field . A música é de Peter Morse e Glenn Rogers.

Cada objeto do vídeo representa uma das galáxias que podemos observar ao nosso redor. Todas elas estão se afastando uma das outras em alta velocidade. Apenas as galáxias mais próximas da nossa Via Láctea, como Andrômeda e as Nuvens de Magalhães, que fazem parte do nosso grupo local de galáxias, estão em movimento de aproximação.



6df Galaxy Survey: Beyond the Crux (2006) from Peter Morse on Vimeo.




Imagem Crux: fobosastronomia.blogspot.com

Imagem Lemaítre: www.gazetadopovo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...