quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Palestra - A comunicação no mundo das bactérias.

 A capacidade de se expressar através da emissão de sons, é uma das carcterísticas que nos define como  humanos.

Todos os outros animais comunicam-se uns com os outros, alguns pela emissão de sons. Todos  ele possuem uma linguagem, embora bastante restrita se comparada a nossa.

Até mesmo os insetos,  como as formigas, se comunicam. Elas usam uma linguagem química. Mas, seria possível uma linguagem entre os seres unicelulares? Terão eles a capacidade de se comunicar e de, através da troca de informações, adotar algum tipo de comportamento comum.

Em 2002, a professora de Biologia molecular da Universidade de Princenton, Dra Bonnie Bassler, descobriu uma molécula, chamada AI-2, usada pelas bactérias para comunicação entre elas. A professora apelidou esta bactéria de "Esperanto das bactérias".

Esta linguagem química permite às bactérias coordenar o seu comportamento dentro de um hospedeiro como nós, por exemplo. Elas coordenam ataques e armam suas defesas. 

Esta descoberta abre novas perspectivas para a medicina no combate às infecções bacterianas e a crescente resistência que as espécies de bactérias patogênicas vêm criando aos nossos antibióticos.

A palestra a seguir foi gravada pela TED.com em 2009 e a tradução é de Denise Bendavid.




Para assistir as demais palestras da TED.com legendadas em português, clique aqui.


Produção: http://www.ted.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...