domingo, 13 de junho de 2010

Jogo - Atracação de uma nave espacial.

Uma das mais interessantes descobertas de Galileu foi a de que não é necessário a ação de uma força para manter um objeto com velocidade constante, isto é, a ação da força é necessária para mudar a velocidade mas não para mante-la.

Apesar disto, ainda hoje, no nosso dia a dia, guardamos muito das idéias de Aristóteles sobre o movimento. Quando lançamos um bola, por exemplo, ainda esperamos que ela "gaste a sua velocidade" e pare. No nosso subconsciente ainda permanece a idéia: Se não há força agindo então a velocidade não pode se manter. Não nos damos conta que a velocidade, neste caso, não se mantém devido a ação da força de atrito.

No espaço, é claro, isto não acontece. Não há a ação do atrito e, ao cessar a aceleração, o objeto mantém a sua velocidade até sofrer a ação de uma nova força.

Está é a grande dificuldade do jogo Atraque uma nave na Estação espacial.

Divirta-se!!!Mas antes observe os seguintes detalhes:
  • Note a terceira lei de Newton em ação no movimento da nave e nos jatos dos foguetes. Você saberia explicar a razão de se lançar o jato para a direita se quero me movimentar para a esquerda ?
  • Repare a soma vetorial de dois vetores perpendiculares em ação quando a nave se move numa direção inclinada.
  • Repare no mostrador os vetores velocidade ( amarelo ) e aceleração ( verde ). Note que a velocidade não cessa quando não há aceleração ( ela fica constante ).
  • Clique em "Click to start" para começar a jogar e em "Click to try again" para tentar novamente.

Economize combustível, pense e agradeça a Newton e... veja se consegue atraque uma nave na Estação espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...