sábado, 26 de junho de 2010

Exemplo - A relatividade do movimento.

Uma das grandes questões que da Física moderna, na sua batalha para superar a Física de Aristóteles, teve que enfrentar foi a teoria do movimento planetário.

O modelo antigo, todos sabemos, afirmava que o nosso planeta estava situado no centro do Universo e como tal teria que ser imóvel. O Universo ( a lua, o sol, os planetas e as estrelas fixas ) girava a nossa volta.

Isto era um delírio de mentes atrasadas ? Claro que não ! Ao contrário, era um modelo muito bem construído e que, para os dados disponíveis na época, funcionava relativamente bem.

Uma das evidências a favor desse modelo era o que se via no céu noturno. Nós vemos o céu girar a nossa volta.Assim, pensar que estamos no centro do universo parece ser uma afirmação razoável.

Observe o vídeo abaixo. Os cientistas do observatório astronômico situado no Cerro Amazones ( deserto de Atacama, Chile ), fizeram um filme do céu noturno. Uma câmera fixa filmou o céu noturno do entardecer ao nascer do sol e depois o filme foi condensado para meio minuto. Com isto podemos observar o movimento da nossa galáxia ( a Via Láctea ) e de suas estrelas no céu, ao redor de nós, tal como os antigos.

Eles não viam a Terra girar aos seus pés, eles viam o céu girar sobre suas cabeças. Foi necessário um gênio como Galileu para criar argumentos bons o suficiente para superar o que os olhos viam e revelar o que realmente ocorria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...