Na viagem a seguir vamos trabalhar com os submúltiplos da unidade de comprimento. Veremos imagens reais de estruturas com tamanho da ordem de 1 metro ( uma mão ) até imagens de estruturas com tamanho da ordem de nanômetros ( a dupla hélice do DNA ). Você deve clicar nas imagens mas antes observe o seguinte:
- Imagem 01 - A nossa mão. (aumento 1 vez - 1x).
- Imagem 02 - A nossa epiderme ( aumento 100 vezes - 100x).
- Imagem 03 - Os fibroblastos, células da derme, com o núcleo em vermelho.
- Imagem 04 - As células do sangue, as vermelhas e as brancas.
- Imagem 05 - Uma célula branca do sangue sob ataque do vírus HIV.
- Imagem 06 - A superfície interna da membrana do núcleo da célula e os seus poros.
- Imagem 07 - Os cromossomos humanos.
- Imagem 08 - Os cromossomos sexuais "X" e "Y".
- Imagem 09 - A dupla hélice do DNA de uma bactéria ( E. Coli ).
- Imagem 10 - A dupla hélice do DNA.
Existe ainda um outro aspecto que deve ser ressaltado: Somente podemos "ver" diretamente estruturas de dimensões maiores que os comprimentos de onda da luz visível ( microscópio ótico ). As estruturas menores são observadas com feixes de menor comprimento de onda, como os elétrons ( microscopia por emissão de elétrons ). Na apresentação que estamos estudando isto é feito para as estruturas menores que as células do sangue.
Clique em "about the scale" para obter mais informações sobre a escala de tamanho da imagem que você está estudando. Ela é comparada com uma série de imagens que vão da cabeça de um alfinete ( 5 mm ) até as bactérias que estão alojadas na cabeça desse alfinete ( 500 nm ). Vá movimentando as imagens e observe a medida do seu comprimento na escala logo abaixo.
Esta viagem é uma produção do The Tech Museum of Innovatiom de de San Francisco , California.
Nenhum comentário:
Postar um comentário