segunda-feira, 4 de julho de 2011

Aula - Adição de frações de denominadores diferentes.

Grande parte das dificuldades apresentadas pelos  alunos do ensino médio no aprendizado de ciências e matemática não diz respeito aos conteúdos do nível médio mas às deficiências que eles trazem do ensino fundamental. Entre essas deficiências está a de não saber trabalhar com frações.

Se você tem essa dificuldade não adianta ficar se lamentando. Vamos trabalhar para elimina-la.

Nesta aula vamos trabalhar com a adição de frações de denominadores diferentes. Se necessitar clique neste link e conheça o método para adição de frações de mesmo denominador e neste outro link para conhecer o método de adição de frações impróprias de mesmo denominador.

Vamos primeiro usar imagens para realizar a soma. Abaixo temos, em vermelho e azul, os pedaços ainda não comidos de duas pizzas do mesmo tamanho, divididas em pedaços iguais.



Somar as pizzas significa juntar os pedaços que sobraram. Note que a nossa regra é dividir as duas pizzas sempre em pedaços iguais. Mas neste caso isto não acontece. Os pedaços da pizza azul e os pedaços da pizza vermelha não são iguais. 

Temos então que redividir as pizzas de tal maneira que os pedaços da pizza azul sejam iguais aos pedaços da pizza vermelha. Na figura abaixo esta redivição é representada pelas linhas tracejadas. Isto feito podemos juntar-los, isto é, podemos somar os pedaços. Veja a figura abaixo.



Em termos matemáticos a operação de juntar os pedaços de pizza corresponde a somar frações de denominadores diferentes. As frações que representam os pedaços não comidos das pizzas do nosso exemplo são:


Para somar esta duas frações temos primeiro que reduzi-las ao mesmo denominador, isto é, temos que achar duas frações equivalentes a estas e que tenham o mesmo denominador. Se você desejar relembre como reduzir duas frações ao mesmo denominador clicando neste link. 

Isto é feito calculando o mínimo múltiplo comum entre os denominadores das frações (9,5) e efetuando as operações abaixo.

Isto feito recaimos na adição de frações de mesmo denominador. Ela é feita como se segue.


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Exemplo - Eletricidade na atmosfera.

A  agência americana responsavel  pelos serviços de previsão do tempo (NOAA) mantém um conjunto de satélites artificiais geoestacionários (GEOS). Estes satélites  monitoram contínuamente a temperatura da superfície terrestre, as nuvens e o vapor d'água presentes na atmosfera.

Este serviço de monitoramento por satélite ilustra o uso das ondas eletromagnéticas na previsão do tempo. Os satélites do GEOS têm sensores que captam as ondas eletromagnéticas do sol refletidas pela atmosfera e pela superfície do planeta na faixa de comprimento de onda da luz visível e do infravermelho ( radiação térmica ).

Este serviço possibilitou o acompanhamento da erupção do vulcão Puyehue, localizado na parte sul do Chile, ocorrido no mês de junho de 2011. A erupção que espalhou  cinzas pela Argentina, Chile, Uruguai, atingiu também o sul do Brasil. Repare na figura abaixo, ela mostra localização do vulcão.

O vídeo abaixo, disponibilizado pela NOAA, é uma montagem de 445 imagens do GOES e mostra a evolução da disperção das cinzas por duas semanas. Observe o comportamento das cinzas quando levadas pelos ventos vindos do sul. Observe como elas são  desviadas pela cordilheira dos Andes.



Um aspecto interessante numa erupção vulcânica é a imensa eletricidade estática acumulada pela interação das partículas que compõem as cinzas entre si e com a água presente na atmosfera. Este acúmulo de carga elétrica dá origem aos raios mostrados na foto abaixo.

Vulcão Pueyhue - Chile
O acúmulo de carga elétrica na nuvem não é uniforme. Isto gera uma diferença de potencial elétrico entre os vários pontos da nuvem e entre a nuvem e a superfície. Quando essa diferença de potencial é grande o suficiente da-se a descarga elétrica, isto é, o raio.

Para ver a série completa de fotos visite o blog "La mesa de Luz" seguindo o link.


Agradecimentos pela informação sobre a fotos: Prof Beth Romito,CEPAR, Niterói.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Exercício - Adição de frações de mesmo denominador.

Para entender como realizar a adição de frações de mesmo denominador nada melhor do que começar por identificar esta operação visualmente. Para isto vamos usar os exercícios do site "Visual fractions". Se você desejar recordar o método matemático para adicionar frações de mesmo denominador  clique aqui.

Para exercitar a soma de frações vamos primeiro realizar a operação visualmente, através de figuras, isto é, vamos imaginar que estamos juntando pedaços de "pizzas" do mesmo tamanho. Depois, e só depois, você deve fazer os cálculos matemáticos. Recomendamos que você faça os cálculos  numa folha avulsa.

Para iniciar abra a página dos exercícios clicando aqui. Clique no botão "START" para iniciar o exercício. Será apresentada a figura abaixo:



Observe as pizzas que aparecerão na tela. Os pedaços ainda não comidos estarão em vermelho. Digite, no local indicado na figura acima, o número que representa os pedaços não comidos das pizzas. Note que você deve digita-lo na forma mista, isto é, digite primeiro o número inteiro e depois a parte fracionária. Isto feito clique no botão "OK".

Se você digitou a resposta errada aparecerá a mensagem: "Incorrect. Please...". Tente novamente. Quando você acertar aparecerá a mensagem: "Type the second..." e a fração que você digitou será mostrada na parte inferior da página.


Observe a segunda série de pizzas que aparecerá na tela. Os pedaços ainda não comidos estarão em azul. Como da vez anterior, digite no local indicado o número que representa os pedaços não comidos das pizzas. Note que você deve digita-lo na forma mista, isto é, digite primeiro o número inteiro e depois a parte fracionária. Isto feito clique no botão "OK".

O processo se repete. Quando acertar aparecerá, na parte inferior da página, a segunda fração. Numa folha avulsa faça a soma das duas frações e digite o resultado como da vez anterior. Clique no botão "OK". Repita o processo até acertar. Quando isto acontecer o resultado correto da adição aparecerá na parte inferior da página. Veja a figura acima.

Analise o resultado e depois clique no botão "NEW EXAMPLE" para ter acesso a um novo exercício. Existem dezenas de exercícios distintos que são apresentados aleatoriamente à medida que você fornece a resposta correta do exercício anterior.

Para fazer o primeiro exercício clique aqui.



Clique na imagem e visite o site Visual Fractions, um guia visual para o aprendizado sobre frações.

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