quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Motivação - As mudanças são necessárias.

Gostaria de fazer um pedido. Pense cuidadosamente e depois me responda:

- O que existe de mais precioso no universo?

- Perguntinha difícil, não? Na minha modesta opinião a coisa mais preciosa no universo não é o ouro, não é a prata, é a novidade.

Houve um tempo, na Física, em que o pensamento predominante entre os cientistas era que tudo poderia ser previsto e medido com absoluta precisão. Não havia lugar para o acaso. Não havia lugar para o novo. O que não era medido e conhecido hoje seria medido e conhecido amanhã. Era apenas questão de tempo.

Hoje somos um pouco mais modestos. A ciência está se abrindo para a novidade, para aquilo que não pode ser previsto com exatidão, para a probabilidade.

Isto é bom. Num universo onde tudo pode ser previsto nos mínimos detalhes o futuro estaria perfeitamente determinado e, com isto, a vida seria tremendamente aborrecida. não é mesmo?

Por outro lado, quando a mudança surge nas nossas vidas ela causa apreensão e dor. A mudança é desconfortável. No entanto, não deveria ser assim. É através dela que a novidade entra em nossas vidas. A mudança é necessária para  se viver e para crescer.

Quando a novidade aparece somos obrigados a sair da nossa zona de conforto. Ela nos leva a abandonar velhas certezas, a mudar convicções.  Tudo isto causa sofrimento.

Mas, ao superar a fase da turbulência, nos tornados um pouco mais humanos. Conhecemos um pouco mais do universo em que vivemos. Estamos mais preparados para a vida e para a novidade que vem a seguir.

O vídeo abaixo chama-se "Get out". É uma produção e realização de Charlotte Boisson e Julian Fourvel, da École Supérieure des Mâtiers Artistiques, França.

É também um presente para você, meu aluno, cuja vida está passando por grandes mudanças. Afinal você está no caminho para a maturidade. Lembre-se: Já aconteceram mudanças muito mais traumáticas na sua vida e você superou todas elas. Afinal você está aqui. Vivo.

Você é um vencedor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...